segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Oferendas para Ogum quando necessitamos solucionar um caso importante


Numa entrada da mata, primeiramente se acende Uma vela de cera comum, branca, em homenagem ao Orixá das folhas Ossãe, e a ele se pede licença para fazer o “trabalho”. Isto feito, faz-se o que se segue.

Prepara-se o local, cobrindo-o com papel de seda branco e, sobre ele, papel de seda vermelho;
No centro, em uma bandeja, coloca-se um churrasco de costela, untado com azeite de dendê; põe-se, também, farinha;
Em volta do churrasco, coloca-se rodelas de tomate e ovo cozido;
A seguir, abre-se uma garrafa de cerveja branca e despeja-se um pouco (até encher quase o copo) num copo branco, liso, virgem; coloca-se num dos lados;
Coloca-se a garrafa de cerveja com o que sobrar do líquido no interior, ao lado do copo;
No outro lado da bandeja, coloca-se um charuto de boa qualidade, aceso, sobre uma caixa de fósforos aberta;
Depois de tudo isso feito, faz-se, então, a entrega da oferenda, como nos casos anteriores.

Nota importante: Para que meus estimados irmãos possam fazer tudo a inteiro contento, darei, a seguir, o modo pelo qual deverá ser feito o churrasco de costela e, bem assim, o modo de ser preparada a farinha. Vejamos.

Como preparar o churrasco ãe costela: — Prepara-se o churrasco, untando-se, antes, com azeite de dendê e temperando-se na forma normal e levando-se ao fogo para assar;

Como preparar a farinha: — A farinha deverá ser preparada com gema de ôvo batida e levada ao fogo para corar, com azeite de dendê.

Todos os médiuns de Umbanda, como se sabe, tem, pelo menos, um Orixá que é o dono de seu camutuê,isto é, dono ou responsável por sua cabeça ou, em outras palavras, possuidor, em especial, de sua mediunidade, para, assim, prestar a caridade aos demais encarnados e também aos desencarnados.

A esse, portanto, deverá cada médium fazer uma obrigação.

É isto o que, em outras palavras, se chama de dar à cabeça, de outras religiões.

O certo é que cada médium faça obrigações para todos os Orixás, inclusive o dono de sua cabeça. No entanto, pelo menos para esse, deverá o médium fazer, de qualquer forma, uma Obrigação. É uma espécie de Oferenda ou presente ou ainda agrado e de que os Orixás gostam muito, segundo a convicção umbandista ou, em outras palavras, na conformidade do próprio ritual e mesmo da própria literatura da Umbanda.

Tais obrigações vão de uma simples vela, às vezes, até um verdadeiro banquete, como bem se poderá dizer. São, porém indispensáveis e, não sendo feitas, claro é que o médium não terá a proteção total que deverá ter. É um eró, isto é, um segredo da própria Umbanda. É uma de suas inúmeras mirongas.

A obrigação de que aqui falo, pois, é uma das muitas que podem e devem ser feitas. Não devem ser confundidas, porém, com as comidas a Orixás que, por preceito, se têm de dar nos terreiros. Estas últimas, na realidade, são da responsabilidade dos chefes de terreiro, ou seja, dos Babalorixás e Yalorixás.

Umbanda do Oriente Trabalhos Espirituais para todos os Fins

Tel : 21997792754 Whatsapp
Email : ciganopablo100@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário